Histórias dos JEMs: A relação de técnico e pai com Geraldo Magela

histórias jemsA relação entre o técnico de vôlei Geraldo Magela e os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) teve início quando ele ainda era estudante. “O primeiro JEMs que participei foi pelo colégio Marista, e logo após, quando saí da vida escolar, eu fiz a faculdade de Educação Física”, disse.

Após o início da vida universitária, Magela – como é conhecido por muitos – passou a trabalhar com o voleibol, obtendo experiência profissional em diversas escolas e percebendo, de forma ainda mais prática, a importância do esporte para os estudantes. “O JEMs fomenta o esporte; e o esporte nos dá uma responsabilidade muito grande porque, além da vida saudável, tem a formação do atleta, já que passamos a ser referência para aqueles que estão junto com a gente”, falou.

Mas há algum segredo para trabalhar com o esporte? Para o técnico, sim. “É muito apaixonante [formar cidadãos e trabalhar com o esporte] e, pra isso, você precisa ter muita paixão pelo que faz”, enfatizou.

A paixão pelo esporte, e pelo vôlei em específico, passou para as filhas de Magela. “Eu sempre estimulei que elas fizessem esporte, mas nunca queria que elas jogassem vôlei, porque eu tive que mudar. É muito estranho quando você está na quadra, criando um nível de exigência e, quando chega em casa, você tem que ‘tirar uma roupa’ e virar pai”.

Para ele, a relação entre técnico e pai produz um aprendizado constante. “Tem sido um reaprendizado, tanto pra mim quanto pra elas. No início foi um tanto quanto difícil encontrar o equilíbrio, mas hoje a gente diferencia muito bem e eu estou muito feliz, porque elas estão vivendo o esporte”, destacou.

Histórias dos JEMs

A série “Histórias dos JEMs”, criada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), tem o objetivo de mostrar histórias de momentos emocionantes proporcionados pelos JEMs.