Governo do Estado inaugura Ginásio Poliesportivo Professor Manoel Trajano neste sábado (9)

Ginásio Manoel Trajano (2)Apresentações esportivas de Karatê, basquetebol, do projeto com idosas, “A longa Vida”, e do comando da Companhia de Operações Especiais da PMMA, marcaram a inauguração do Ginásio Poliesportivo Professor Manoel Trajano na manhã deste sábado (9). O governador Flávio Dino, juntamente com o Secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, entregou a conclusão das obras do ginásio que homenageia um dos mais antigos árbitros do Atletismo brasileiro, Manoel Trajano Dantas Neto.

Estavam presentes à cerimônia de inauguração o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, o deputado Waldir Maranhão, entre outras autoridades, com a família do homenageado representada por seus filhos: Felipe, Tiago e Bárbara Trajano.

“É um equipamento esportivo que serve à comunidade, aos nossos atletas do esporte educacional, de auto rendimento e também do esporte amador, assim como projetos comunitários dos bairros vizinhos. É um momento importante dos 405 anos de São Luís”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Localizado no Complexo Esportivo Canhoteiro, no bairro Outeiro da Cruz, o equipamento esportivo entregue possui marcações para atividades do basquete, vôlei, futsal e badminton. O Governo do Estado investiu R$ 679.244,78 na obra que irá beneficiar toda a comunidade do bairro em São Luís.

Ginásio Manoel Trajano (1)Para o secretário, Márcio Jardim, o Ginásio atenderá diversas modalidades esportivas. “Inauguramos mais um equipamento esportivo à serviço da comunidade que atenderá os atletas das mais diversas atividades esportivas como o badminton, vôlei, basquete e futsal. Aqui vamos desenvolver também projetos que atendam a todas as faixas etárias. Esse ginásio homenageia um grande nome do Atletismo brasileiro, que foi funcionário da Sedel, o Manoel Trajano”, disse Jardim.

Construído com uma área de 1.200 m², o Ginásio tem estrutura pré-moldada com vestiários feminino e masculino, alambrado, cantina; e possui cobertura metálica ondulada.

Homenagem ao Professor Manoel Trajano

O Ginásio recebeu o nome em homenagem a um dos mais antigos árbitros do Atletismo brasileiro, Manoel Trajano Dantas Neto, que faleceu em São Luís no ano de 2015 aos 68 anos de idade. Trajano, como todos o chamavam no meio atlético nacional, era um dos principais árbitros do País.

Em sua carreira, alcançou o nível de Oficial Técnico de Área. Atuou durante muitos anos no esporte educacional nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Trabalhou em muitos eventos internacionais no Brasil e outros países da América do Sul. Atuou no torneio de Atletismo dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Também foi um dos coordenadores de arbitragem dos Jogos Mundiais Militares, de 2011, também na capital fluminense.

Mas, em sua carreira no esporte, Trajano, nascido em Jaboatão dos Guararapes, em 8 de maio de 1947, exerceu outras funções. Foi treinador, professor de Educação Física e dirigente. Por dois mandatos foi presidente da Federação de Atletismo do Maranhão.

Confira as fotos: