25/11 17:56

Maranhão bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2017

Atletismo Paralimpíadas 2017O Maranhão mostrou força e superação na 11ª edição das Paralimpíadas Escolares, realizada de 21 a 24 deste mês, em São Paulo. Foi o que ficou evidenciado pelas 33 medalhas obtidas nos três dias de disputas na capital paulista. A delegação maranhense se despediu das Escolares na sexta-feira (24) ocupando a 16ª colocação no quadro de medalhas e a 15ª na classificação geral. Essa foi a melhor colocação do estado em todas as edições da competição.

No total, foram oito medalhas de ouro, 13 de prata e 12 de bronze. Os paratletas maranhenses representaram o estado em cinco modalidades: atletismo, judô, tênis de mesa, natação e goalball.

A equipe do atletismo maranhense, composta de deficientes intelectuais, visuais e físicos, conquistou 16 medalhas: cinco de ouro, oito de prata e três de bronze. As provas disputadas foram o salto em altura, 200, 800 e 100m, arremesso de peso e lançamento de dardo, nas categorias feminino e masculino.

paralimpíadas (2)No judô o estudante da Escola de Cegos do Maranhão (Escema), David Pereira, conquistou o bronze para o estado na categoria masculina -60kg. “Estou muito feliz! Comecei a treinar a pouco tempo e já consegui a medalha de bronze, que é um incentivo para treinar mais e melhorar nas próximas disputas das Paralimpíadas”, disse o judoca.

Na natação foram nove medalhas para o Maranhão: três ouros, três pratas e três bronzes. A estudante Izabelly Lisboa, de 13 anos, ganhou duas medalhas de ouro, uma nos 25m livre e a outra nos 25m peito. O terceiro ouro veio na categoria masculina com o Davi Oliveira, 14, nos 50m borboleta; ele também garantiu o bronze nos 50m livre. Outra estudante da Escema, Gisele Reis, 16, também subiu ao pódio três vezes para receber a prata. Já o bronze ficou com o nadador, maranhense de Carolina, Edinaldo Teixeira, 16. Ele ganhou dois bronzes nos 100m livre.

Premiação tênis de mesa (1)Os mesatenistas que representaram o estado na competição têm contabilizado no quadro de medalhas, divulgado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, neste sábado (25), seis medalhas: um ouro, duas pratas e três bronzes. Esse número pode subir com a atualização o boletim final da competição.

A última medalha veio com as meninas do goalball que venceram por 11 a 9 a equipe de Santa Catarina na decisão que garantiu o  terceiro lugar com o bronze. O primeiro lugar ficou com a equipe de São Paulo; e Minas Gerais em segundo lugar.

Contatos

contatos

Complexo Esportivo Canhoteiro

Travessa Guaxenduba, n. 100
Outeiro da Cruz

CEP: 65.043-320

São Luís - Maranhão

Fone:
(98) 2109-5930

Localização

localização

Click to open larger map