26/04 14:13

Jogos Escolares de São Luís começam no dia 26 de maio

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), através de uma parceria com a prefeitura municipal de São Luís, realizará entre os meses de maio e junho os Jogos Escolares de São Luís (JELs), etapa classificatória para as regionais dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2018.

A competição, que dará aos campeões a chance de participar da etapa metropolitana dos JEMs, iniciará as atividades no dia 26 de maio, com competições do atletismo, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e do badminton no ginásio da APAE. Além disso, ocorrerão jogos de basquetebol, beach soccer, futsal, futebol, handebol, voleibol e vôlei de Praia.

Mudanças na Competição

A Direção Geral dos JEMs realizou uma portaria que definiu que algumas modalidades serão classificadas diretamente para a etapa estadual, desde que inscritas regularmente no prazo. As modalidades que poderão realizar a classificação direta são: Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez nos JEMs e Damas, Jiu-Jitsu e Capoeira no CEM, respectivamente.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Hewerton Pereira, enumerou sobre as mudanças realizadas pela Direção. “Com as mudanças, algumas modalidades poderão estar classificadas diretamente pros JEMs. É preciso atentar para os prazos estabelecidos, bem como verificar detalhes, como uniforme e documentação necessária. Os JEMs não são somente uma competição esportiva, mas contribui para o crescimento social dos alunos maranhenses, que veem nos Jogos a oportunidade de conhecer a capital, outros estados, e também de representar a escola em que estudam, além da formação cidadã”, enfatizou o gestor da pasta.

Expectativa para os JEMs

Após os JELs, os atletas campeões serão classificados para a etapa metropolitana da 46ª edição dos JEMs. A etapa estadual da maior competição estudantil maranhense ocorrerá entre os dias 11 e 18 de agosto, envolvendo em média, 75 mil alunos de diversas cidades do Estado.

Para o atleta Thiago Almeida, que realizará o último ano de participação nos Jogos como competidor pelo atletismo, os JEMs oportuniza a descoberta no esporte. “Descobrir o esporte através de um clube, desde então, percebe que tinha talento e assim me apeguei de vez nessa modalidade. Os JEMs foi uma surpresa pra mim, quando percebi que eu poderia representar minha escola numa competição estadual, e consequentemente nacional”, contou.

Thiago falou ainda sobre os sentimentos proporcionados pela competição. “Fiquei muito feliz, pois me deu uma oportunidade, tanto de me formar um atleta, quanto de conhecer outros lugares. Nesses Jogos podemos fazer novas amizades, e conhecer atletas de outros lugares. Espero que cresça cada dia mais”, desejou.

Contatos

contatos

Complexo Esportivo Canhoteiro

Travessa Guaxenduba, n. 100
Outeiro da Cruz

CEP: 65.043-320

São Luís - Maranhão

Fone:
(98) 2109-5930

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map