07/06 17:28

Com apoio do Governo do Estado, refugiados africanos estão alojados no ginásio Costa Rodrigues

Foto: Marcelino Soares

Foto: Marcelino Soares

A casa do esporte amador maranhense conta agora com vários sotaques. Lar temporário dos africanos refugiados, o ginásio Costa Rodrigues tem sido utilizado como alojamento para os 25 imigrantes, que possuem cinco nacionalidades, sendo elas Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde. O grupo de estrangeiros foi resgatado no dia 19 de maio por barco pesqueiro em alto-mar.

Após as primeiras providências tomadas ainda no Cais de São José de Ribamar, os estrangeiros receberam atendimento médico e refeições, com apoio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). “Nós ficamos muito felizes por estar recebendo essa ajuda. Escolhemos o Brasil por sermos apaixonados por esse país”, disse Thierno Gueye, um dos estrangeiros.

ec50395b-4636-433c-b2af-3ec28041a172Os refugiados foram cadastrados e, logo após, conduzidos aos alojamentos do Ginásio Costa Rodrigues em São Luís, onde estão sob os cuidados da Secretaria de Direitos Humanos. “Estamos tendo contato direto, tanto com as Secretarias envolvidas, quanto com os próprios africanos, a fim de constatar se estão sendo bem cuidados e estão bem alojados. Além de uma casa esportiva, o Costa Rodrigues garantirá o direito à moradia para eles”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Hewerton Pereira.

Já alojados, a rotina volta a ocorrer. Mulçumano, Thierno conta que consegue realizar o jejum característico do Ramadã. “Estamos no mês em que realizamos as atividades do Ramadã. Nos concentramos de manhã cedo para que o jejum ocorra até o final da tarde”, conta. Além da religião, a expectativa é de que com os documentos, a família também possa vir. “Com os documentos em mãos, poderei rever minha esposa, ter um trabalho. Fico muito feliz com isso”, enfatizou.

Contatos

contatos

Complexo Esportivo Canhoteiro

Travessa Guaxenduba, n. 100
Outeiro da Cruz

CEP: 65.043-320

São Luís - Maranhão

Fone:
(98) 2109-5930

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map