14/02 11:32

‘Estádio Moreirão’, no bairro Santo Antonio, será entregue pelo Governo do Estado ainda esse mês de fevereiro à comunidade

IMG-20190214-WA0005Mais um projeto sai do papel e se torna realidade com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), através da Lei de Incentivo ao Esporte: o campo de futebol do bairro Santo Antônio, ‘Estádio Moreirão’, passou por um extenso trabalho de revitalização e tem previsão de ser reinaugurado ainda esse mês de fevereiro com um torneio que recebe o nome de ‘Nova Era’, para sinalizar o novo momento de uso do espaço e com a participação de oito times dos bairros adjacentes.

O projeto foi proposto pelo Centro Comunitário de Desporto e Cultura do Bairro Santo Antônio e recebeu incentivo do Grupo Mateus, enquanto os serviços de urbanização no entorno foram realizados em parceria com a prefeitura municipal de São Luís.

O presidente da Comissão de Análise de Projetos Esportivos Incentivados (Capei), Leonardo Cordeiro, destaca que, após ter passado pelo trabalho de renovação, o campo é considerado de alto padrão. “O campo Moreirão é um estádio comunitário de padrão elevado após a reforma, não tem outro na comunidade igual a esse. O campo recebeu cercamento, gramado novo, sistema de drenagem e irrigação eletrônicos, iluminação para os jogos noturnos, fizemos a correção na urbanização do seu entorno e agora passa pelos reparos finais que é o acerto do gramado e a última pintura, para ser entregue à comunidade”, explica.

Manoel Santana Viana Serpa, presidente do Centro Comunitário de Desporto e Cultura do Bairro Santo Antônio, diz que o campo é antigo e o espaço que ocupava era bem maior do que é hoje, sofreu invasões e diminuiu muito o seu tamanho, restando hoje somente a área que se limita ao gramado. Recentemente o campo foi alvo de especulação imobiliária. “Onde hoje é rua, era campo, mas infelizmente tudo foi tomado. Há uns quatro anos que estamos lutando muito novamente, toda essa área já estava sendo vendida, e nós do Centro Comunitário conseguimos regularizar a documentação e recuperamos o campo, moradores do bairro e imobiliária já estavam fechando negócio com a inteção de construir um prédio aqui”, conta Santana.

Santana nasceu no bairro e traz na memória várias histórias vividas no Moreirão, lembra que o campo já abrigou muitos campeonatos disputados pelos times dos bairros circunvizinhos como Pirapora de Baixo, Pirapora de Cima, João Alberto, Vila Lobão e Roseana Sarney. “O nosso bairro é bi-campeão da Copa Interbairro com o Remo”, lembra orgulhoso.

Outro grande orgulho, Santana diz que foi ter conseguido junto ao governador Flavio Dino, apoio para que o campo fosse revitalizado. “Eu agradeço de todo meu coração e sei que Deus estava comigo no dia em que encontrei com o governador Flávio Dino e fiz o pedido para que o campo fosse recuperado: “o nosso campo de futebol está há 20 anos sem reforma e há mais de quatro está fechado. Ele perguntou se era o Moreirão e hoje eu até me emociono porque esse lugar representa muito para a nossa comunidade e foi finalmente recuperado”, confessa.

Caroline Belford e Odilene Ferreira moram e trabalham no bairro, para elas, o campo vai voltar a cumprir o seu papel social. “Vai ser muito bom para todos aqui, já melhorou bastante, esse lugar estava abandonado e era um risco constante, mas agora ele vai ser bem aproveitado”, disse Caroline.

O presidente do Centro Comunitário diz que depois da reinauguração estão previstas diversas ações, como a volta do campeonato, que não acontece há mais de cinco anos e também outras voltadas principalmente às crianças para que haja a ocupação permanente do local, com o intúito de inibir, cada vez mais, a marginalização gerada principalmente pelo trafico e uso de drogas. “A associação vai fazer um trabalho permanente nesse campo, uma escolinha para abrigar crianças e jovens, a nossa maior preocupação é para que eles fiquem longe das drogas. Essa é a única praça de esporte que temos aqui, é tão bem centralizada que serve a todos esses bairros do entorno e tem muitas crianças que nos procuram querendo usar esse campo”.

Francisco de Assis Ferreira, morador do bairro, diz que nem encontra a palavra certa para dizer o quanto o campo é importante para os moradores do Santo Antonio. “Era um sonho que vinha se arrastando por muitos anos, com muitos embates e a comunidade, que sabe da importância que esse lugar tem para todos nós, sempre cobrou do Centro Comunitário a recuperação desse campo e agora conseguimos realizar o nosso sonho”, afirmou o morador com alegria.

Contatos

contatos

Complexo Esportivo Canhoteiro

Travessa Guaxenduba, n. 100
Outeiro da Cruz

CEP: 65.043-320

São Luís - Maranhão

Fone:
(98) 2109-5930

Localização

localização

Click to open larger map