14/02 17:58

Governo do Estado e UFMA realizam parceria para implantação do projeto ‘Bolsa Atleta’

DSC_7756A busca pela implantação do projeto ‘Bolsa Atleta’, que garante auxílio a atletas maranhenses, tem sido um dos focos para o ano de 2019. Uma das etapas inclui a realização do termo de cooperação para implantação do projeto, realizado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com o Programa de Pós Graduação em Pesquisa e Inovação (PPPGI) e o mestrado em Educação Física.

Em visita aos espaços dedicados para avaliação dos atletas, como o Laboratório de Fisiologia da Força (Lafifo), Laboratório de Avaliação e Reabilitação Psicomotriz e Orgânica (Larepo) e à sala de musculação adaptada, o presidente da Comissão em Análise a Projetos Esportivos Incentivados (Capei), Leonardo Cordeiro, e a equipe da Sedel estiveram em contato direto com os equipamentos utilizados pelos profissionais durante o acompanhamento.

Além disso, a equipe contou com explicações dos professores do Departamento de Educação Física da UFMA, Christiano Veneroso e Christian Cabido, a respeito das atividades realizadas durante o Projeto de acompanhamento. “Você junta as habilidades da Sedel com as competências da UFMA, com professores doutores capacitados para o trabalho e equipamentos de ponta, a fim de fornecer o melhor serviço aos nossos atletas”, comentou o pró-reitor do PPPGI, Allan Kardec, também presente na reunião.

O termo de cooperação para a implantação inclui a avaliação e acompanhamento dos 100 atletas que receberão o auxílio. “Nesse projeto a gente visa trabalhar com atletas de base até o alto rendimento, ou seja, será realizado o monitoramento e controle desse atleta desde o início e durante o decorrer do desenvolvimento dele enquanto atleta, podendo ser realizado de forma mensal ou trimestral, dependendo de cada indivíduo”, explicou o professor da UFMA, Christiano Veneroso.

Em fase de construção, o projeto contribui para o desenvolvimento do esporte, por meio da ciência, e incluirá reserva de 10% das vagas para os paratletas maranhenses. “A parceria conjuga ciência e esporte, levando esse benefício aos atletas de base do Estado do Maranhão. A gente traz os atletas para dentro da Universidade, onde existe laboratórios e profissionais altamente qualificados para fazer o acompanhamento e monitoramento progressivo desses atletas, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento do esporte maranhense”, enfatizou o presidente da Capei, Leonardo Cordeiro.

Contatos

contatos

Complexo Esportivo Canhoteiro

Travessa Guaxenduba, n. 100
Outeiro da Cruz

CEP: 65.043-320

São Luís - Maranhão

Fone:
(98) 2109-5930

Localização

localização

Click to open larger map