31/05 16:12

Lei de Incentivo do Governo do Maranhão gera campeões no esporte e na vida

WhatsApp Image 2019-05-31 at 15.28.27 (5)Não é de hoje que o esporte vem mudando vidas. Histórias inspiradoras são contadas todos os dias por aqueles que superaram os próprios limites e concluem metas de vida. Como é o caso do judoca e morador da Vila Jaracaty, Paulo Henrique Cordeiro, de 19 anos, que passou a frequentar as aulas de judô e de tênis de mesa quando tinha 10 anos. O atleta é o atual professor de judô no Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável do Jaracaty, local apoiado pelo Governo do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

O professor, que serve de exemplo, garante que o esporte o salvou do ócio e da vulnerabilidade das ruas, ainda na fase da infância. “Quando eu era criança vivia muito na rua, hoje sei o quanto estava exposto a determinados males. Além disso, eu era extremamente agressivo e não entendia o sinônimo de respeito. Foi aqui que tive o primeiro contato com o esporte e tenho orgulho de hoje ser professor deste espaço. Aqui aprendi a ser mais tranquilo, a ter respeito e a ter foco nos estudos. O esporte transformou a minha vida, me fazendo trilhar caminhos diferentes daqueles que me esperavam”, expressa o judoca.

A atividade esportiva além de contribuir para melhorias na saúde, ela disciplina o cidadão e agrega no desenvolvimento de individualidades que reflete no convívio social. Sabendo da contribuição do esporte na vida das pessoas, a Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), em apoio ao Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável do Jaracaty, instituição sem fins lucrativos, criada para melhoria da comunidade do bairro Vila Jaracaty, vem desenvolvendo, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, atividades de esporte e lazer para crianças e adolescentes. Paralelo às atividades esportivas, a estrutura ainda oferece capacitação às famílias que moram no entorno.

WhatsApp Image 2019-05-31 at 15.28.27 (3)Filha de costureira, Maria Luiza Birino, de 13 anos, também moradora do bairro Vila Jaracaty, disse que por meio do projeto alcançou a oportunidade de praticar o judô, prática esportiva, que, segunda ela, não tivesse condições de exercê-la se não fosse a instituição. A pequena atleta faturou na ultima Copa São Paulo de Judô a medalha de bronze na categoria superpesado. Motivada pela vitória, Maria Luiza, disse que pretende se dedicar ainda mais para que nas próximas competições venha conquistar o ouro.

“Eu nem percebi que tinha ganhado na minha categoria, quando vi a minha oponente já estava no chão. Fiquei feliz por poder subir no pódio e representar os meus colegas e o meu mestre. Mesmo a gente sabendo que nem sempre tem como ser campeão no esporte, sabemos que somos campeões na vida. São as pequenas coisas que nos motivam para as maiores vitórias”, falou medalhista no feminino na categoria superpesado.

WhatsApp Image 2019-05-31 at 15.28.27 (2)O Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável do Jaracaty possui também destaques no tênis de mesa como é o caso de Naerlison Costa Mendes, de 14 anos, que no ano passado foi um dos destaques na sua categoria no Maranhão. “Venho ao Fórum desde os meus 8 anos com o meu irmão mais velho, mas na época eu fazia judô e informática. Comecei jogando com o meu irmão, quando me dei conta já estava jogando como os outros meninos. Não imaginava que eu ia me identificar tanto com o tênis de mesa e nem que ele me mudaria minha para melhor”, disse Naerlison.

Formado em Educação Física, o instrutor de tênis de mesa, Antônio Ferreira, disse que trabalhar em projetos como o Fórum Jaracaty é transformador. Inserido no projeto por há mais de 4 anos, o professor reforçou a importância do esporte na vida da comunidade, principalmente nas áreas de riscos. “Sabemos que a criminalidade está cada vez mais seduzindo crianças e adolescentes, então nós que compomos este projeto assumimos a função de mostrar para eles que não existe só um futuro. Muitos destes alunos não têm a assistência devida dentro de casa, aqui fazemos o máximo para que todos eles tenham o melhor”, afirmou instrutor de tênis de mesa, Antônio Ferreira.

WhatsApp Image 2019-05-31 at 15.28.27 (1)A diretora executiva do Fórum Jaracaty, Márcia Assunção, disse que o objetivo do espaço é integrar à comunidade da Vila Jaracaty com as ações sociais realizadas dentro do projeto, e reitera que depois que o projeto passou a ser incentivado pelo Governo do Maranhão, várias mudanças ocorreram, tanto no espaço físico do Fórum, quanto na compra de uniformes e kimonos, como na melhoria no lanche dos alunos, na compra de computadores para a sala de informática, no pagamento dos professores que hoje têm suas carteiras assinadas, na compra de mesas de tênis, entre outros investimentos.
“Depois da Lei de Incentivo ao Esporte, nós pudemos realizar um trabalho melhor para a comunidade, pois muitos dos nossos atletas tiveram a chance de participar de competições, coisa que muitos deles nem almejavam alcançar. Hoje temos a chance de realizar sonhos que antes não eram sonhados e não há recompensa maior do que essa”, ressaltou a diretora executiva do Fórum Jaracaty, Márcia Assunção.

WhatsApp Image 2019-05-31 at 15.28.27 (4)Empenhado no desenvolvimento do projeto, o secretário de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, falou dos investimentos que vem sendo realizado pelo Governo do Maranhão para alcançar o maior número de crianças e adolescentes no estado, por meio de programas subsidiados pela Lei de Incentivo ao Esporte. “O Governo do Maranhão vem desenvolvendo ações para incentivar a prática de diversas modalidades esportivas, garantindo a participação dos nossos atletas em competições nacionais e internacionais, além de trabalhar o viés social, que é de garantir uma ocupação para esses jovens, contribuindo com a saúde e qualidade de vida da população. Todos esses benefícios são possíveis graças a Lei de Incentivo ao Esporte que colaboram para as práticas esportivas e de lazer no nosso estado”, destacou o gestor da Sedel.

Lei de Incentivo ao Esporte

WhatsApp Image 2019-05-31 at 15.28.27 (6)A Secretaria de Esporte e Lazer através da Lei de Incentivo ao Esporte proporciona o fortalecimento do esporte no Maranhão. Este incentivo ocorre quando as empresas que recolhem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado podem apoiar projetos esportivos de qualquer modalidade.

Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável do Jaracaty

As atividades realizadas no Fórum Jaracaty incluem práticas de como: judô, tênis de mesa, brinquedoteca e informática. O projeto que abrange cerca de 200 alunos, sendo crianças e adolescentes entre 04 e 18 anos, de ambos os sexos, que precisam estar regularmente cursando o ano letivo escolar. O Fórum tem a intenção de minimizar a situação de exclusão social e econômica da comunidade e construir um espaço de convivência e desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental.

Contatos

contatos

Complexo Esportivo Canhoteiro

Travessa Guaxenduba, n. 100
Outeiro da Cruz

CEP: 65.043-320

São Luís - Maranhão

Fone:
(98) 2109-5930

Localização

localização

Click to open larger map